Thursday, November 30, 2006

Songs for a broken heart

Inspirada pelo TOP TOP de hoje, venho cá imitar o tema já que não tenho uma personalidade muito forte e sou facilmente influenciada. "Uma Maria-vai-com-as-outras", dizia minha mãe na época em que ela acreditava que eu fumava maconha e eu nem sequer sabia o que era beber.
Enfim, o tema do Top Top* de hoje foi as 10 baladas mais desconcertantes da história da música. Como na lista deles rolou um Bon Jovi e em 1º lugar, a coragem superou o bom senso, ficou o Scorpions com Still loving you, eu me dou o direito de colocar a bregueira que eu quiser. A lista é minha e quem não estiver de acordo, saia daqui (sorriso maroto). Cessando a enrolação que me é peculiar, vamos ao que interessa.
10º - Eu disse a ela - Skank
Então... é musiquinha que não fede e nem cheira. A letra pode até querer dizer alguma coisa com suas frases de conteúdo meio nonsense barato, meio "cult". Mas a melodia é uma gracinha, e gracinha é a forma como ele canta. Uma baladinha bem fofinha para corações trincados e com poucas chances de estrago total. É assim, você compra um engradado de cerveja, vai para sua casa, ouve todas as nove antes, bebe e chora e termina a saga com essa canção simpatiquinha e inofensiva.
9º - Tomorrow comes today - Gorillaz
Quem diria que Gorillaz pudesse fazer parte de uma lista minha um dia na vida. Como Gorillaz tem o dedo de Damon Albarn, a letra tem a grande capacidade de dizer alguma coisa sobre nada (vide Song 2 do Blur). É uma música que dá vontade de se sentir magoado. E dependendo do estado de espírito, é exatamente como você ficará.
8º - Slave to love - Bryan Ferry
Essa é do tipo fim de carreira. Ali está o abismo e você pronto para se jogar. Antes de se jogar, você canta o refrão (que dificilmente não há uma pessoa no mundo que não cante junto) acompanhando o radinho de pilha devidamente sintonizado na Antena 1. Seria uma morte banal se não tivesse uma trilha sonora tão "alma" como essa. É de doer.
7º - Stop crying your heart out - Oasis
É um consolo. Mas quem precisa de consolos nos momentos "Charlie Brown" da vida? A música é paradona e se o intento é sofrer, por que não com essa música? Durante aquela fase de aceitação da catástrofre, cai como uma carapuça.
6º - Evererybody Hurts - REM
O nome da música é auto-explicativo, embora não seja de todo verdade mesmo que você queira acreditar que todo mundo está compartilhando do seu sofrimento. "Viver é sofrer", mas só às vezes.
5º - Nowhere man - The Beatles
Lugar nenhum. Não. Ninguém. Negação total. O nada em sua essência. É como não querer sentir nunca mais. E pronto.
4º - Easy - Faith no more
Todo mundo quer ser livre, mas...
3º - Shine on you crazy diamond - Pink Floyd
Eu não entendo merda nenhuma de música, mas posso crer que o solo de guitarra dessa música é bastante convincente aos meus ouvidos. A música flui por si só e é de bom grado ouvir sozinho. Muito sozinho. Sozinho mesmo. Porque essa é sensação de ouvir essa canção: solidão crônica.
2º - Sour times - Portishead
Onde está a gillette?
1º - Everybody's got learn sometime - Beck
Um cara de bochechas rosadas com um cd (Sea change) basicamente inspirado em ré amorosa não poderia estar errado. Associando a música com o papel de miserável do Jim Carrey em Brilho eterno de uma mente sem lembranças, aí a coisa fica feia. Quem quer morrer bota o dedo aqui... que já vai fechar...
*Top Top - programa muito legal apresentado pela MTV todas as quintas 22:30h.

3 Comments:

Blogger Susie Q said...

Olha...eu digo que esta lista está irretocável.Eu alteraria umas coisitinhas . Acrescentaria "No Surprises" do Radiohead, no lugar de "Everybody Hurts" colocaria uma menos (MUITO menos) conhecida do REM chamada "Hairshirt" que diz "I am not the type of dog.That could keep you waiting.For no good reason". Nossa, sem falar em "Colorblind" do Counting Crows. Esta é uma apunhalada no peito.

Enfim, existem otimas power baladas no mundo da música. Tantas que Bon Jovi é algo inaceitável em qualquer lista descente.

Ah!"Shiny On you crazy diamonds" foi feita em homenagem ao fundador do Pink Floyd, o recém finado Syd Barret. O sujeito era chegado a uma coisa de auto-destruição...A letra viaja bastante, mas pode ser interpretada assim.

12:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só pode balada? Algumas das minhas músicas favoritas de dor de cotovelo tem uma letra deprê, mas uma melodia animada. "Ever fallen in love" dos buzzcocks é uma delas.

5:40 PM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Só baladas mesmo! Só punhaladas! Só a tragédia!

10:09 PM  

Post a Comment

<< Home