Thursday, November 23, 2006

Voulez-vous coucher avec moi?

Detesto "escritoras". Mulheres na literatura sempre são introspectivas, cheias de sensibilidade e "a frente do seu tempo". Mulheres que escrevem sempre abusam de fluxo de consiência (recurso estilístico chatíssimo, nenhum pensamento é tão interessante que deva ser descrito em 50 páginas).Mulheres esritoras sempre são a Clarice Lispector. Então, quando comprei Delta de Vênus da Anais Nin, jurei que ia ser mais literatura uterina disfaçada de boa e velha pornografia. Me enganei.

Anais Nin era uma escritora francesa que foi amante de Henry Miller. Henry Miller é um escritor americano famoso pela trilogia Nexus, Sexus e Plexus. Todos os três livros falam sobre passar fome em Paris e fazer sexo sórdido com prostitutas do Bois Boulogne. Assuntos até interessantes, mas não a ponto de virar trilogia.

As credencias de Madame Nin não eram nada promissoras.Ainda bem que me enganei.Delta de Vênus é uma coletânia de contos eróticos escritos por encomenda. Anais Nin era paga por página. Delta de Vênus é também excelente literatura. O sexo ali oscila entre o tom surrealista e o rabelaisiano. Pode ser muito bizarro ou pode ser grotescamente engraçado. Mas o ponto forte dos contos é a dissecação das relações amorosas. Está tudo ali: amor, ciúme, ódio, vingança, tédio, tudo coberto com personagens deliciosamente exagerados (não, não me refiro apenas á anatomia).Delta de Vênus é boa literatura. Não foi escrita com o útero, foi escrita com o cérebro.

Anais Nin disse que considerava Delta de Vênus caricato demais para uma publicação séria. Ela se enganou. Infelizmente Madame Nin além de ser uma excelente escritora, era também uma mulher sensível a frente do seu tempo. Decerto ela achou que faltava um fluxo de comsciência em meio ás orgias.

4 Comments:

Blogger Arthur Chaves said...

Há também a Madame Mim, aquela bruxa da disney.

9:27 AM  
Blogger Susie Q said...

É por estas e outras que este blog tem este nome.

Obrigada Arthur!

5:22 AM  
Blogger Lenira said...

eu sou muito profunda! Ui ! UI! Ui!

7:58 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Esqueçam tudo o que há de moderno e atual. Vamos falar de Cora Coralina... ohahoahoaohaohoahoah

4:22 PM  

Post a Comment

<< Home