Friday, November 17, 2006

Quem eu queria ser I

I

Eu queria ser a Emília Marquesa de Rabicó. Emilía é uma boneca que virou "gentinha". Mede 40 cm de altura, tem cabelos castanhos e pele "moreno jambo". Emilía mora no Sítio do Pica Pau Amarelo, de localização incerta.
Emilía também é umas das personagens mais interessantes da literatura brasileira. Que não costuma ser muito interessante, cheia de jegues, sertões e gente pobre pedindo esmola. Emilía é a indepêndecia de pensamento, a esperteza e a grande sabedoria que , aos olhos comnus, parece uma grande besteira. Emilía tem valores morais individuais, é um choque.Na literatura brasileira as pessoas são geralmente um fruto da luta entre camponeses e latifundiários. Emilía não, Emilía é única.

"- Mas, afinal de contas, Emília, que é que você é?
Emília levantou para o ar aquele implicante narizinho de retrós é respondeu:
-Sou a Independência ou Morte!"

Não coloco uma foto dela aqui. As verdadeiras para mim, foram desenhadas por André Le Blanc, na minha coleção de Monteiro Lobato de 1957, com a capa verde. Esses livros, os primeiros que li em toda a minha vida, me ensinaramn duas coisas: que livros são os brinquedos mais divertidos do mundo, e que é perfeitamente natural conversar e ser amiga de personagens de ficção. Continuo seguindo os mesmos ensinamentos mesmo depois de adulta. A coleção do Lobato, herdada da minha mãe, são os livreos mais importantes que eu já li. Ganham dos Fritzgeralds, Machados, Rosas, Steinbecks...Sem o sítio do pica pau amarelo eu não teria chegado nos Fritzgeralds, Machados, Rosas ou Steinbecks.

Um dia tiro férias daqui e me raspo para o sítio, encontrar alguns velhos amigos. É batata!

2 Comments:

Blogger Susie Q said...

Os primórdios das minhas aventuras pelo mundo das letras começaram com Monteiro Lobato (minha mãe trabalha do lado da biblioteca da cidade, qdo não tinha ninguém pra cuidar de mim eu ia pra lá esperar a minha mamae.

Olha...é meio chavão mas, o mundo (leia-se Brasil) seria um lugar mil vezes melhor se as pessoas sacassem que ler é uma coisa MUITO bacana. Aquilo de "malhar o cérebro" sabe.

Eu acho q um cérebro fitness é um LUXO!

Quanto a Emilia, ela é uma menina/boneca deverasmente true.Mas entre uma bonequinha falante cheia de personalidade e uma loira vagabunda cheia de plásticas, as crianças ainda preferem a 2 opção.

6:04 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

De longe o texto mais bonito.

6:14 PM  

Post a Comment

<< Home