Wednesday, November 07, 2007

Covers e Alfacers para os povos.

Outro dia eu baixei a trilha sonora de "Uma lição de Amor" (I am Sam).

Exatamente, aquele filme que o Sean Penn é um cara com o QI muito baixo, fã de Beatles e tem uma filhinha genial. A trilha em questão é composta por um pá de covers de clássicos dos moços de Liverpool. Devo confessar que eu nunca vi este filme inteiro; a razão é bastante simples: quando a Dakota "Anã" Fanning ameaçava um beicinho de choro e subia as músicas dos Beatles ao fundo eu começava a chorar. E devo dizer que o filme é basicamente isso, ou melhor, feito pra isso, pra galera chorar e se emocionar e tudo mais.

Bem, como fanzoca de Bitous que sou resolvi baixar a trilha pra me emocionar um pouco (tem dia que a gente tem aquele ímpeto dramalhão). Daí veio a latada: sem o Sean Penn choroso e a Dakota beicinha as músicas não engrenam. Incrível isso. Pra ser sincera 99% dos covers são muito ruins mesmo. O povo acha que fazer cover massa é gemer bregamente (com aqueles falsetes de cantor de churrascaria e canditado do "Fama") a música ou regravar tal qual a original (se é pra regravar igual...pra quer regravar jesus!). E nisso tá lá o povo pagando de maneiro. Definitivamente sem o filme as músicas não emocionam, não dão liga e MUITISSIMO menos são boas. O que nos remete à indivíduos do naipe da Danni Carlos e do Emerson Nogueira, responsáveis por diversas atrocidades musicais coverísticas.

E pegando este fio da meada, vou deixar aqui uma listinha das 5 covers mais bacanas na minha humilde opinião, com um leve comentário de porque eu acho massa:

1-Whith a little help from my friends – Joe Cocker (Bitous):esta música é a cartilha de um cover foda; ela desconstrói a versão original e mantém a alma da coisa intacta. O Joe Cocker teve a manha da ariranha. Atire o primeiro All Star quem não ficava arrepiado com esta música na abertura de “Anos Incríveis”, nas saudosas tarde da Band.
2-I Will Survive – Cake (Gloria Gaynor): esta aí já virou uma música de domínio público do público gay. Segue a mesma linha de descontrução do 1° lugar. Sem falar no arranjo fodástico de metais e o vocal inspiradissíssimo.
3-Mad World – Gary Jules (Tias Fofinhas, vulgo Tears for Fears): esta é da vertente “Mais massa que o original”. Porque convenhamos...os arranjinhos do Tias Fofinhas...ai ai...muito 80´s pra mim.
4-Bizarre Love Triangle – Frente!(New Order):esta entrou na lista por questões puramente afetivas, conheci as duas versões quase simultaneamente, e não sei dizer qual delas é mais fofa e me traz mais memórias afetivas da minha pré-adolescência. E esta banda Frente!...este povo ainda existe?
5-Hurt – Jhonny Cash (Nine Inch Nails): Jhonny Cash cantando Trent Raznor...precisa dizer mais alguma coisa?Duas alminhas sofredoras e o resultado é uma música que corta a alma.

1 Comments:

Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Bem, bem, bem.

Desses exemplos que você citou, a maioria é mais versão que cover. Acho que cover mesmo só Hurt sendo que mesmo assim, Johnny Cash ficou mais suicida que Nine inch nails.

Frente! Nooooossa, eu ainda conheci Bizarre love triangle com o Frente! primeiro. E é daquelas bandas que nasceram meio mortas já, porque se eles tiverem um álbum inteiro pra mim já é novidade, quiçá uma discografia!

Eu apóio essa listinha, mas eu ainda prefiro a breguice dos Tias Fofinhas. E lembrando que a trilha de "Uma lição de amor" salvam Don't let me down com o Stereophonics e Blackbird com Aimee Mann (é assim que escreve?).

Colocando um adendo, eu apóio a causa do Ben Harper que fez uma versão de Sexual Healing; Redemption song pelo Pearl Jam; a gloriosa versão bem-sucedida do Alien ant farm para Smooth Criminal do Michael Jackson (muito divertido!) e ainda, a versão da não mais existente NEM (banda do Goiás) para Eleanor Rigby.

=)

4:11 PM  

Post a Comment

<< Home