Tuesday, November 06, 2007

Orkut de cú...é isso mesmo...

Eu poderia discorrer durante horas e horas sobre meu asco pelo orkut. Das duas uma: ou eu estou ficando de fato uma ranzina de marca maior, ou o mundo (mais precisamente o digital) realmente é povoado por centenas de milhares de pessoas MUITO obtusas e idiotas. Mundo não né, sejamos realistas, porque o orkut não é uma rede tão global assim. Os gringos, por exemplo, caíram fora quando o “jeitinho brasileiro” tomou conta do servidor. Não vou entrar no mérito cultural da coisa, este post é apenas um desabafo de uma pessoa meio desacreditada.

Que o boom da informática e da internet viraram de ponta à cabeça a maneira de as pessoas se relacionarem ninguém pode negar JAMAIS. Não vou entrar em questões como: “Fronteiras estão mais curtas, a cadeia global te permite acesso à milhares de informações em segundos e blá blá blá. O “X” da coisa não é isto, mas sim a idiotice humana, brasileira, goiana e goianiense.

Agora ficou muito mais prático saber das vidas alheias e PRINCIPALMENTE “pagar de maneiro”...é “maneiro” mesmo, um adjetivo ultrapassado como a própria razão de ser do orkut. Agora as pessoas idiotas tem uma página na internet de graça que podem escrever suas idiotices e colocar suas fotos “myself” fazendo aquele biquinho blase irritante. Pra que? Oras, para que outras pessoas de suas confortáveis residências (ou não, e dá-lhe lan houses abarrotadas de pessoas acessando seus orkuts, nem e-mail é mais tão importante) achem este indivíduo uma pessoa super legal, que vale a pena adicionar entre os amigos e possivelmente no msn. Mas ai eu me pergunto: qual a verdadeira utilidade de você manter uma página na internet que mostra pro povo quem são seus amigos? Quanto mais “amigos” (ênfase nas aspas POR FAVOR) você tiver mais legal e interessante você é? Quanto mais comunidades de bandas como Cat Power, Artic Monkeys, Radiohead e Yeah Yeah Yeahs você estiver, mais chances de outras pessoas tão legais como você te acharem e começar ai uma belíssima amizade...ai ai...lindo demais na teoria, mas completamente patético na prática. Tudo se resume a: trepar com alguém ou inflar o ego (ou mesmo ver que a vida pessoal daquele seu nêmesis anda meio ruim, ou mesmo com um barraquinho amoroso de lambuja).

Até aqui eu citei nas entrelinhas os “pseudo legais descolados”, nem falei do populacho, a grande massa do povo que está em comunidades do tipo “Sou pra casar”, ou “Adoro garotas tímidas”, ou “Garotos de Cabelinho Bagunçado” (JESUS!Tem base isso?)...Ai ai...é TÃOOO lindo na teoria: milhares de pessoas unidas por um objetivo comum, trocando idéias...mas a gente sabe que na prática não é NADA disso. O povo está lá pra pagar de “maneiro”, seja na comunidade do Cat Power, Godard, seja na comunidade “Msn Goiânia”, “Amo meu pai”; as pessoas querem ser admiradas, desejadas; receber quilos de centenas de scraps e testmonials ovacionando à elas mesmas. Nem vou queimar muitas proteínas matutando sobre o que passa pela cabeça de um indivíduo ou indivídua que entra em comunidades do tipo:“Conheço Beltrano”, “Amamos a Fulana”; “Amigos do Ciclano”...

Existem tantas peculiaridades nesta nova forma de as pessoas se relacionarem que uma monografia é pouco pra tentar explicar; este é um terreno pra lá de fértil para doutorados, mestrados e equivalências. Especialmente no que diz respeito ao desgaste psicológico desnecessário que tal bagaça acaba gerando. Exemplo prático: um sujeito ficou grilado com os comentários e atitudes de dois outros sujeitos. Num mundo sem orkut ou ele falaria na boa “Fulanos, achei deveras paia aquela brincadeira que vocês fizeram comigo”; ou ele deixaria de interagir com ambos nos eventos e casuais encontros. No mundo “sadio” com orkut, o fulano deixou um scrap grosseiro e desnecessário para ambos, algo assim “Estou cortando as pessoas chatas da minha vida. E você é uma delas. Adeus”. Detalhe: é um fato verídico, o agredido em questão já passou da adolescência (e alta adultice) a MUITO tempo. Só podemos concluir que orkut deixa as pessoas muito mais patetas, ou pelo menos, aumenta este potencial nas mesmas; porque este cara era (até então) um sujeito super bem quisto e bacana.

Atire o primeiro mouse ótico quem não fuça orkut alheio ou mesmo está no orkut. Eu mesma durante um bom tempo estava lá, toda pagando de “maneira”, sem convencer ninguém por sinal, porque meus amigos nunca somaram mais de 70 pessoas. Mas um belo dia (não por acaso, pois eu me peguei tendo crises existenciais por causa de orkut e scraps) eu pensei bem e vi que meu tempo poderia ser gasto lendo e não me jogando no meio deste burburinho tecnológico cheio de pessoas que eu não faço a menor questão de interagir. Baixei a série “Preacher” do Garth Ennis todinha e comecei a ler; logo em seguida li Moby Dick pela primeira vez e desde então minha pacata vidinha tem ido muito bem sem isso. Logicamente vez ou outra eu espio mesmo, baixo discos em comunidades de fato interessantes como a “Discografias” e olho álbuns de fotos do povo “fotologer” pra rir; sempre com login de outras pessoas, pra não me deixar levar muito, hehehehehe.

6 Comments:

Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Risadas infinitas!

Depois eu agrego alguma coisa, só vou parar de rir.

\o/\o/\o/

11:59 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Risadas infinitas!

Depois eu agrego alguma coisa, só vou parar de rir.

\o/\o/\o/

11:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Manuu vc ehh otaria mesmo heinn..naum tem amigos no orkut e fica metendo pau nas pessoas que tem..vc eh ridicula mesmo viu....trouXAAAA..EU TENHU DÓ DE QUEM TEM BLOGS...PQ SÃO UNS OTARIOS QUE NAUM TEM O QUE FZER....TROUXAAA

7:59 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sabe porque o Orkut nasceu? Por causa da violencia que não deixa os amigos se encontrarem, principalmente crianças que não podem mais nem brincar na rua, então para as pessoas se comunicarem depois da aula ou dotrabalho, ou durante o trabaklho é que o Orkut foi feito, e sim todos fuçamos em orkut alheios, porque nós queremos saber como anda a vida das pessoas, e queremos saber, não para por olho gordo, mas poruqe gostamos das pessoas, e se não gostamos nem vimos, e sobre xingar alguém no orkut, isso é muito bom para as pessoas tímidas se relacionarem e falar o que pensam, ou para amigos que moram longe poder se comunicar sempre e saber como anda a vida do outro, ou se ainda tem interesses em comum, entendeu???se vc não tem vida social, você não deve mesmo gostar de orkut, pq quem gosta de orkut são as pessoas que tem vida social, diferente de você

8:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

sabe pq vc ñ tem orkut?????
pq vc eh uma otaria e sem vida social.
vc tinha soh 70 amigos?????
velho c eh uma troxa!!!!!
no orkut vc consegue fica mto amigo d qualquer um, c vc ñ tem essa capacidade eh pq vc eh uma pessoa antisocial.
e que nome de blog eh esse????
garotos gosmentos????
vc eh boba?????
c tem 4 anos de idade???
c eh lesbica????
c tem problema????
velho, ñ enche a net com essas porra ñ, vai faze algo de util da vida e dexa a gnt aproveita a nossa, c vc eh uma sociopata, ñ significa q o mundo eh d gnt otaria e q soh pq tem orkut ñ tem cultura.
vc ñ tinha cultura pq vc ñ tem capacidade d ter amigos e ser inteligente ao mesmo tempo

vai se fude sua troxa!!!!!!!

8:14 AM  
Blogger Lux (Lucia Helena Ramos) said...

adorei seu blog! voltarei!
só de curiosidade: qual é o endereço do seu perfil no orkut? rsss. ;D abs!

7:18 PM  

Post a Comment

<< Home