Monday, September 24, 2007

O vício em coisa nenhuma


Eu posso me lembrar como se fosse hoje a chegada do primeiro computador em minha outra casa. Garanto que foi algo que não me comoveu como meus amigos esperavam que me comoveria. Mas é aquela coisa, conexão discada dá preguiça até em baiano. E não há como se apegar a alguma coisa que não recupere a perda de tempo em algo que pode nem ser tão interessante assim. Não havia parâmetros de comparação e hoje eu me lembro, como eu era feliz na época em que a internet era só um meio de fazer qualquer coisa que não fosse quase tudo que resumisse minha vida.

Hoje, por forças maiores que as minhas (ou pela força que eu não tenho), me vejo dominada por uma infeliz realidade que praticamente não existe. As horas que passo no computador me envolvendo com nada que acrescente meu potencial de existência são tão longas e tão desprovidas de sentido, que às vezes sinto um desespero imenso e me pergunto: "Que diabos eu estou fazendo da minha própria vida!?!".

Sei que as possibilidades são infinitas, mas felizmente, ainda há um mundo lá fora para interagir; e eu, com muita fé em algo que não sei bem o quê, não quero morrer diante do computador fingindo que estou me relacionando com pessoas através de msn e orkut. Definitivamente, eu não sou o exato tipo de pessoa que saiba dosar bem o que me é posto. Se é demais, eu reclamo; se é de menos, reclamo mais ainda. E eu não sei o que acontece que o meio termo não me é suficiente. Para eu sentir que minha vida está sendo justificada, eu preciso passar horas na internet clicando em janelas que não se abrem para o real, mas para um meio obtuso de ter alguma coisa para me distrair. Isso é imensuravelmente triste!

É uma desgraça pensar que as pessoas que você gostaria de estar perto e conversar decentemente, olhando na cara e fazendo gestos espontâneos, estão reduzidos à janelinhas e figurinhas de carinhas bonitinhas e dançantes os quais não têm a metade do significado que possamos ou com muita força de vontade, queremos atribuir.

As interpretações se dão pelas metades, o tom do que foi dito pode não ter sido o tom que você gostaria e achou que fosse. As palavras se perdem por si mesmas por ser algo tão displicentemente forjado. E o mais constrangedor é quando você se flagra tecendo uma série de especulações baseadas em conversas de messenger! Caralho, QUE PORRA É ESSA!?!

Se for para viver, eu quero viver direito! Com risadas que não sejam tão miseravelmente expressas por meia dúzia de Ks.


Existe algum tipo de Êmeésseênômanos anônimos? Porque eu quero muito me livrar disso!



4 Comments:

Blogger Susie Q said...

Bem...este post definitivamente é contundente.

Se por um lado o msn nos priva do contato real com outros seres humanos, por outro ele é uma ferramenta que aproxima pessoas; isso se vc usa-la para o bem.

Eu me lembro dos primórdios do msn, eu achava o máximo conversar com pessoas lá do Cú do Judas, interagir com fulano ou fulana distante da minha realidade. Eu achava isso o cúmulo da globalização, enfim...conhecer pessoas legais e novas.

Eu não vou jogar pedra nos meios eletrônicos de socialização porque através deles eu conheci meu Tristan Thorn mineiro. A grande bacanisse do msn (e até do orkut, uma coisa q eu ABOMINO) é manter amizades com aquelas pessoas que vc já conversa e rola aquela afinidade. Tentar ganhar amigos internéticos é muito ilusório, muito mais ilusorio é a noia de orkut, que qto mais pessoas vc tem como "amigos" mais legal e massa e vc é. Sei lá, são muitas facetas de um mesmo contexto.

Eu adoro entrar no meu msn e ver os bonequinhos verdinhos com nominhos de pessoinhas realmente queridas, as quais eu sei que vão dar muita trela com aquilo que eu digo, ou mesmo com os emoticons que eu mando...Até porque antigamente seus amigos eram seus amigos e não "pessoas" aleatorias que não faziam parte do seu dia-a-dia (estou fazendo uma alusão àquele povo mais nada a ver que a gente acaba adicionando no msn pra pagar de bunito...não sei pra quem). E é muito engraçado porque vc acaba dizendo coisas do tipo "Nossa, fulano estava tão estranho no msn" ou "Falei com fulana no msn e ela estava toda tristinha, deu pra sentir".

Eu rogo para que um dia o Pen e o Teller digam: "Orkut...is BULLSHIT!!!!!"
Já vi pessoas até normais e de boa pirarem o cabeçote depois de orkut. Isso me assusta profundamente, "De Volta para o Futuro 2" não me preparou pra estas coisas, definitivamente (isso me soa mais "Admirável Mundo Novo" ou "Minority Report").

Fica aqui meu comentário...tentando analisar os dois lados da coisa. Msn é uma coisa muito bacana, qdo usada para o bem; já orkut...é uma das invencionices mais mongolóides do século 21 (só perde pra fralda de cachorro anti peido, que deixa a flatulência do seu au-au menos carnicenta). O orkut ajuda a deixar bem claro quem é gado e quem é retardado (porque não adianta tentar pagar de bunito, entrou no orkut é ladeira abaixo; vc está a um passo se se socializar com todas as recepcionistas de clinicas de dentistas do Brasil).

8:50 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Eu estou no orkut e não concordo totalmente com a sua xiitice. Eu posso até fuçar a vida das pessoas, mas o orkut ainda consegue ter algumas coisas boas e úteis para se fazer por lá!

Agradeça ao orkut pelo álbum do Blues Brothers que a gente estava dando trela ontem, ingrata!

E não pense que estou defendendo de todo, porque o orkut pode até definir quem é gado ou deixa de ser (conversa meio mole por meu gosto), mas lembre-se que ainda existem uma infinidade de aspectos que pautam esse tipo de "classificação".

Sem querer me defender pelo fato de estar no orkut.

9:48 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

*pro
*existe

9:49 AM  
Blogger Reverendo FerAuZ said...

Tudo isso que jaz na tela do PC não passa de ferramentas. São como armas tb, tudo depende de como a mente humana vai utilisa-las.
O msn é tão util pra mim qdo um telefone qdo estou em casa/escritorio . Ja tive varios momentos de salvação da vida social no msn ( "Ow oq vc ta fazendo ai?!?! Não kra vamus pra..")e um meio de comunição barato para se falar com as pessoas que estão longe de mais pra conversar com vc olhando nos olhos( alguns credulos dizem que o msn e de gratiz, mas esquecem que pagam a internet de alguma maneira).
O orkut se popularisou de mais, e como tudo que entra pra cultura pop cansa as vezes. Como fico indignado
qdo pessoas me add la sem nem me conhecer e nem deixam um recado pelo menos. Ai vai aparecendo "Loira Carente","Menininha Fogosa",
"Maluco 6284",fakes e fakes e varios divulgadores de eventos (q nem se preocupam em saber se os eventos deles te enteram ou naum).
Mas o orkut ainda tem seus pontos comigo. São em suas comunidades o jeito mais facil de achar coisas na net. E so achar uma comunidade relacionada e logo vc tem as musicas que ker ouvir, os desenhos que a anos naum vé,series de tv, consegue os programas e jogos, dicas para eles e muita coisa para estudo naum convencional.

8:38 AM  

Post a Comment

<< Home