Tuesday, October 24, 2006

É o amor/ Georgia in my mind

Ontem eu vi Os Dois Filhos De Francisco. Sabia que não ia prestar: o Mino Carta e o Reinaldo Azevedo adoraram! Se a esquerda e a direita gostam de algo ao mesmo tempo, só pode ser ruim. Vide Gétulio Vargas e Adolph Hitler. O motivo de todo mundo ter achada um filme realista, tocante e comovente é que todo mundo é de São Paulo.
Os paulistas ficaram fascinados com o fato que em Goiás as pessoas falam "ocê" e "diacho". Eu não falo assim, só puxo o R. O filme mostra, com aquele arzinho de documentário que só o cinema nacional tem, as cidades do interior goianio, ruas sem calçamento, carroças, parques de diversões mambenbes. Cresci em Alexânia. Foi interessante ver o cinema nacional mostrar "minha realidade". Por um momento me senti um pobre da zona de baixo meretrício do Recife ou um guerrilheiro do Araguaia.

****

No mesmo dia vi "Ray". Trilha sonora muito melhor (querem convencer a gente que é o amorrrr é uma música muito bonita. A Gal Costa canta! ), e não tem aquele rancinho de determinismo social que o "nosso cinema" carrega. A mão do Ray Charles bo filme não permite nem um tiquinho de auto piedade do filho cego. O Francisco e os meninos são fruto de um contexto social. Depois me perguntam porque acho os EUA a maior nação do mundo.

****

Eu assintindo "Os Dois Filhos de Francisco" e me emocionando

11 Comments:

Blogger Susie Q said...

Bem...

O contexto no qual eu vi "Dois Filhos de Francisco" foi no minimo peculiar: na casa do meu pequeno, enquanto ele se escondia aterrorizado e se recusando a ver.Me restou a compania a moça que trabalha lá (que a certa altura dos acontecimentos estava prá lá de emocionada).

Pra mim "Dois Filhos de Francisco" foi escrito e dirigido pelo mesmo povo responsável pelo "Arquivo Confidencial" do Faustão. Tendo em vista unicamente o publico que curte o som deles.

O mais legal foi mostrar a Point Rock!

12:20 PM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Acho que existem coisas que nem é preciso ver para falar mal. 24 horas que o diga! =]

5:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acho que este post foi feito âs pressas. Tão rápido quanto Felipe Massa.

Zezé é brega. Ray é crente do cú quente. Massa isso.

7:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Foi feito com sono. Não me arrase, gostei do texto. Mas todos os que eu gosto, ninguém mais gosta.

10:04 PM  
Blogger Francis J. Leech said...

adorei o texto!
Lucy, vai tomar no cú! Comparar 24 horas com essa porcaria é baixar o nível demais, né?

mas é o que eu sempre digo, dois filhos de francisco é ruim mesmo se for bom. Então eu não assisto, pois não quero compactuar com o que há de pior na indústria cultural brasileira. O filme pode ganhar a palma de ouro, mas zezé di camargo e luciano não vai, nunca, ser uma coisa da qual eu vou me orgulhar. Maldito país ridículo!

5:17 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Mas quem disse que eu comparei? Eu só coloquei no mesmo conjunto de coisas que não é preciso ver para não gostar. Infelizmente a vida me levou a fazer isso num post sobre Dois Filhos de Francisco, por exemplo. Eu faria esse comentário em qualquer outra situação. Podia ser sobre comer bosta que eu falaria de 24 horas.

9:07 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vale lembrar q tem menos de 1 ano que Lost saiu dessa lista né Srta Lucy?

Qnto a dois filhos de francisco faço das palavros do francis as minhas.
Me recusei a ver e ninguem me faz voltar atrás hehehehehe

9:09 AM  
Blogger Francis J. Leech said...

pois é! Já pensou se isso vira moda e começam a fazer blockbusters voltados pro público C e D? Filmes com a qualidade da nossa programação aberta de TV dominando o mercado?

ai, que medo!

9:46 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Lost saiu de outra lista. Não foi da mesma lista de 24 horas.

4:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Hhahahaha
Pelo que eu sei Lost saiu da lista
"Seriado tosco de modinha"
=P

5:49 PM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

Whatever... língua taí para ser paga.

6:59 PM  

Post a Comment

<< Home