Friday, October 27, 2006

Isso que chamam que de amizade...

Amizade. [Do lat. vul. *amicitate.] S. f. 1. Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente são ligadas por laços de família ou por atração sexual: A moça demonstrava grande amizade por sua velha mestra. 2. Estima, simpatia ou camaradagem entre grupos ou entidades: A amizade entre os clubes locais desenvolveu-se quando do Campeonato Nacional. 3. Pessoa amiga; amigo: Paula é uma de suas grandes amizades. 4. Vinculação de caráter exclusivamente social; relações: Não gosta de fazer amizades. ETC

Em vista dos principais conceitos de amizade que estavam no dicionário, venho cá neste humilde blog, levantar alguns aspectos do que a amizade significa para mim e como eu vejo as coisas relacionadas a, de um modo geral.

Se o mundo é cheio de gente, certamente que não é à toa. O ser humano como ser intrinsecamente social, não poderia se abster de criar laços. Vínculos. Relações de variados cunhos com outras pessoas. Uma dessas relações é a amizade. E amizade é um termo que anda martelando muito em minha cabeça nesses últimos tempos.

Houve uma época de minha vida em que eu acreditava piamente não existir amizade, mas sim convivência. Cincunstâncias. De certa forma, é mais ou menos isso que acontece. Você se aproxima de determinadas pessoas que a priori lhe parecem semelhantes ao seu eu; com o tempo você se esforça (ou não) para firmar aquela relação e tentar dar o melhor de si para conseguir o afeto incondicional daquela pessoa esperando que lhe possa proporcionar o mesmo.

Eu não sei se sempre foi assim desde que mundo é mundo, mas hoje em dia me parece que a propriedade de descartabilidade das pesssoas aumentou de uma maneira estranha. Poucas pessoas se importam realmente com o fato de não fazer o mal ao outro, tentando na medida do possível se preocupar com as questão morais nas quais as relações se pautam, aquelas coisas que atualmente contando ninguém acredita: confiança, fidelidade, sinceridade e essas coisas bonitas que a gente houve falar por aí.

Vou ter de continuar isso depois porque chegou a minha hora de dar aula... Mas é mais ou menos por aí, só faltando uma conclusão.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Amigo é igual whiskey, vai melhorando com o tempo.

10:03 PM  
Blogger Susie Q said...

É isso aí Artú!

Proxima musica da Pitty: "Amigo é igual whiskey, vai melhorando com o tempo."

12:12 AM  
Blogger Susie Q said...

Amizade é qdo vc gosta de estar com uma pessoa A ou B simplismente pela compania, ou então pra trocar idéias e falar sobre o mundo em geral.Na verdade não é tão simples assim, mas é oq eu penso.

O bom de ser pobre e feia (como eu, por exemplo) é que as pessoas que são suas amigas realmente gostam de vc e estão ao seu redor pelo oq vc é.

Eu me sinto privilegiada em ter amigos fofos e maravilhosos.São pokos, mas são escolhidos a dedo, e nisso eu sou relativamente boa.

E quando se tem amigos certos (não os "coleguinhas", parceiros de balada ou numeros de Orkut), não tem como vc ser uma pessoa "mal-amada" (adoro esta terminologia) e amarga com a vida.

7:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Vejo a amizade como uma forma de Amor. Um amor diferente e mais capaz de captar a essência do outro.

A associação do "fogo" com o Amor é sempre interessante. Muito me agrada a imagem de duas pessoas colocando lenha na fogueira. Dois amigos fazendo esse fogo durar mais e mais tempo.

12:41 PM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

E eu sou chegada em riscar alguns fósforos. =D

9:30 AM  
Anonymous Anonymous said...

so pq eu sou seu amigo vou ser bem sincero.......................................................................................................................................................................................................................Chico Buarque é ridiculo!!!!!!!!!!

11:04 AM  
Blogger Francis J. Leech said...

pra mim amizade é como comer a própria cabeça com molho madeira e depois patinar em torno de tanques de guerra.

ou seja - é massa!

8:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

o whiskey é o cachorro engarrafado,disse Vínicius de Morais.
Whiskey, cachorro, melhor amigo do homem. Pegaram a relevância do comentário?
Humm...A Tó é uma dose de whiskey?
Mas eu não beberia a Tó. A Beta não ia gostar..

10:14 AM  
Blogger lucy_in_the_earth_with_rocks said...

hahahahahahaha

Fiquem longe da Tojica. POW! POW!

(Tiros pro alto)

4:37 PM  

Post a Comment

<< Home