Tuesday, March 27, 2007

There's too much love around these days


Depois de dois posts rancorosos e deprimidos, chega a hora de falar bem de alguma coisa. Antes que alguém desconfie do seu coração de pedra e da sua necessidade inadiável de um psicólogo eficiente.

No decorrer de nossa vidinha pacata e rotineira, a gente dá sorte de conhecer certas pessoas e mais sorte ainda de essas certas pessoas nos apresentarem coisas tão dignas que marcam e viram parte de nossa formação como ser humano (o que é muito difícil hoje em dia; ser humano).

Foi assim que Belle and Sebastian arrombou as portas do meu coração e se instalou. Podem dizer que é banda de mariquinha, forjação de trela, insuportavelmente fofo, felizinho demais, boboca ou qualquer outra coisa. Mas se tem algo que o Belle faz e faz bem, é provocar algum tipo de sentimento, quase uma reviravolta. E quando eu escuto, as coisas parecem mais bonitas, mais singelas, mais meigas e mais suscetíveis ao amor incondicional.

Com sua formação "a la grupo de pagode" (visto que a banda contém oito ou nove integrantes. Não sei como está hoje porque eu deixei de saber depois de Storytelling), a harmonia entre os integrantes no palco é algo quase inacreditável. Aquele tanto de gentes fazendo um monte de coisas... Eu tenho a teoria que o Belle é composto única e exclusivamente por nerds renegados desde o jardim de infância. Enquanto um aluno padrão desenhava alguns rabiscos, um deles estava lá, solitário e fazendo uma versão infanto de Magritte. E o destino os uniu. E deu no que deu.

Os clips são na linha "é incrível o que podemos fazer com um orçamento tão baixo"; exploram a simplicidade, as trelas mais humanas e a fofura (que normalmente tem um efeito catastrófico sobre a minha pessoa) em sua forma mais peculiar. As letras recorrem a essa mesma temática. Metáforas e milhares de figuras de linguagem ao nosso dispor juntamente à melodias doces, às vezes depressivas, às vezes saltitantes e na maioria das vezes, apropriadas para ouvir a qualquer hora do dia.

Belle and Sebastian mexe tanto com a minha mariquice que quando ouço, dá vontade de gostar de alguém. De sentar numa praça e ficar olhando para o nada me importando com as coisas que menos importam na vida. Dá vontade de abraçar as pessoas. Comprar um bicho de pelúcia.


É por esses e outros motivos que nunca vou entender como alguém pode não gostar dessa banda. E é por esses e outros motivos que nunca vou conseguir superar uma não-ida em um show deles. E é por isso que vou dormir com um sorriso bobo na cara.


Diquinhas: Dog on wheels, Century of Fakers, Simple Things, Dirty dream number 2, The state I am in, Fox in the snow, Eletronic Renaissance e Legal Man.



3 Comments:

Blogger Susie Q said...

Bem, não resta nadica de nada para comentar depois q a companheira Susie fez uma explanação tão irretocável sobre Belle & Sebastian...

Mas vou deixar um testemunho (com lagrimas nos olhos).

Foi a própria Lucy que me iniciou em Belle (numa bela tarde de atoisse...vimos de cabo a rabo "Fans Only"), daí foi ladeira abaixo. Porque esta banda mexe com todo tipo de sentimento de fofura dentro da gente, é impossível não apaixonar~; e não se identificar com a cambada de nerd falando de sentimentos de uma maneira tão linda.

Um dia darei uma festa regada a Belle & Sebastian, balões, chapeuzinhos, docinhos, trelas, enfeites, muitos amigos e tudo mais que for maravilhoso na vida.Uma celebração às coisas simples e bacanas!

O post foi memorável!!!!!
=~~~~~~~~~~~~

PS: Já tive minhas tardes fofas de preguiça, cochilos e cafunés ao som de Belle...*Suspiros*...na compania do meu amoreco...Perfeito!

6:44 AM  
Blogger Susie Q said...

Então...ehehehehehhehehehe

Eu quero me retratar. Na frase "Bem, não resta nadica de nada para comentar depois q a companheira Susie fez uma explanação tão irretocável sobre Belle & Sebastian...", leia-se "Companheira Lucy".

8:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

century of fakers derruba até eu.
mas enfim, faltou "scooby driver" que faz até minhas viagens civilização-campus terem o mínimo de diversão e alegria.
:P

6:38 PM  

Post a Comment

<< Home