Sunday, March 25, 2007

Depressão dramática de domingo desprezível ou DDDD


Domingo é dia de feira. Domingo é dia de missa. Dia de visitar parente, almoçar na casa da vó, acordar mais ou menos tarde, curar a rebordosa da sexta e do sábado (ou não). Domingo é dia de remoer a semana que está por vir. Pensar que amanhã é segunda-feira e começa tuuudo de novo (o que em vista de se ter um domingo, eu prefiro 20 segundas). O dia em que o comércio não abre. As ruas ficam vazias e a cidade relativamente silenciosa.

Domingo é dia de depressão, desânimo, desgosto, descrença, desgraças, demência crônica e tudo o mais de ruim que começar com a letra D (lembrando que isso não impede outros estados de espírito. Até mesmo com outras letras; mesmo que o domingo seja tudo menos democrático).

É no domingo que a programação da TV aberta é o caos (não que fuja do normal) e a coisa tende a ficar feia. As vinhetas clássicas gerando aquele sentimento suicida e as pessoas que insistem em manter a tradição. Todo domingo eu sofro por não ter TV a cabo. Sofro por minha mãe querer manter a tradição e sobretudo pelo meu quarto não ser acusticamente isolado.

O domingo tem vida própria e por si só incute na cabeça das pessoas o sentimento de desconforto perante o mundo. Se Nietzsche pensou na morte de Deus numa taberna no meio da semana tomando uma, foi no domingo, na solidão de seu cafofo que ele teve a certeza plena. Se Van Gogh surtava, com absoluta intuição, num domingo deprimente e vazio ele cortou sua orelha. Munch então... "Hoje é domingo!!!" - pensou e pintou "O Grito". Pensando assim, pode parecer até que o domingo é inspirador, mas não há dúvidas que o desespero é definitivamente mais inspirador do que uma quarta-feira despreocupada e feliz.

Enfim, eu poderia ficar até amanhã só levantando os contras de ser um domingo, mas eu tenho mais o que fazer e sabe como é... nada melhor um domingo para ler Odisséia. (hunf!)





2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Todo domingo me faz gritar pela segunda-feira. Gostei do blog. Apareço depois.

4:37 PM  
Blogger Arthur Chaves said...

Depois das 18h sempre choro....

5:48 PM  

Post a Comment

<< Home