Monday, June 11, 2007

As aventuras do Zé Pestana ou como eu deixei de implicar com o Neil Gaiman


Desde quando começou a serem lançadas no Brasil aquelas edições fodásticas e extremamente chiques, eu venho acompanhando a saga do Sandman com um bocado de efusividade, principalmente em relação aos dois penúltimos volumes: Jogo de você e Fábulas e Reflexões.
Graças ao meu "personal dealer quadrinesco", eu tenho a oportunidade de rever conceitos. Quando o preconceito se apossa de minha pessoa, ele está lá para me obrigar a dar uma chance e provar a mim mesma o quão cretina eu posso ser trabalhando com a possibilidade de que as coisas são estáticas e podem não evoluir para um clímax altamente satisfatório.
Foi isso que me ocorreu quando comecei a me entregar às invencionices de Neil Gaiman. Desde o Sandman até as coisas que ele se mete a fazer por aí; seja no campo da Literatura adulta ou infantil, quadrinhos e etc etc etc. Porque ele realmente se mete a fazer tudo.
Quando comecei a ler Sandman, estava achando maravilhosamente lindo. Aquelas artes perfeitas do Mckean e todo aquele povo que desenha e colore e argumenta e flui e ajuda e contribui para que Sandman seja eternizado e canonizado como um dos quadrinhos mais dotados de sapiência, beleza e lições de vida (no melhor sentido que isso possa significar).
Acho que lá pelo Terra dos Sonhos, eu fui ficando meio descrente (no terceiro volume). Fiquei irritada com a possibilidade de Sandman ter se tornado apenas uma chatice cabeçuda repleta de referências literárias e estórias mal conduzidas pela pretensão monstra do Neil Gaiman e pelo menos para mim, uma mania chata de querer mostrar o quanto ele leu na vida e não soube lidar com isso.
(Continua... estou com preguiça)

5 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Eu não consigo aturar Neil Gaiman não. O que você disse de Sandman foi exato, um monte de referências literárias ligadas com estórias mal conectadas e com uma pretensão do cacete. Típica coisa para os metidos a intelectuais que não leram nenhuma das refererências citadas se acharem o máximo. Isso se o próprio Gaiman tiver lido essas referências, o que não é díficil duvidar.


E outra coisa, fora Sandman o que o Neil Gaiman fez de relevante? Absolutamente nada.....É por caras com ele que a cultura pop(como eu odeio esta expressão, mas infelismente não há outra) é um lixo completo hoje em dia....

6:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Se bem que tal opinião sobre o gaiman enfureça o povo que goste dele, como seu post ainda não terminou Lucy suponho que sua opnião é conrária a minha.....acontece...

6:51 AM  
Blogger Susie Q said...

Infelizmente certas personalidades possuem os fãs mais pavorosos e de tabela vc acaba DETESTANDO a coisa/pessoa por causa dos seguidores.

Com a obra do Neil Gaiman a coisa é completamente pessoal. Jogue a primeira pedra quem nunca se deparou com alguma gotikinha retardada cujo avatar do msn ou do orkut é a Morte (qdo a bonitona não se considera A própria). Enfim, o coitado do Gaiman não tem culpa de que o povo tem a cabeça fraca e faz a má reputação dos personas que ele criou com todo carinho do coração.

As aventuras do Zé Pestana são uma punhetagem sem fim. Cheia de textos prentesamente filosófico, personagens filosóficos e histórias filosóficas e...apesar disso...é uma obra linda e um verdadeiro marco na "adultificação" dos quadrinhos.

Sim, eu era da turma q jogava pedra no coitado do Gaiman, mas ai deus (q age misteriosamente) me fez pagar lingua. Pq sim, eu acho Sandman fantástico e OBRIGATÓRIO pra qualquer um que se julgue gostador e entendedor de HQ´s.Sem falar em "Stardust", que é o livreto de amor mais lindo do mundo!

8:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

Então eu não sou entendido em hqs não..ehheheheheh estou longe de achar sandman obrigatório.....will eisner que devia ser obrigatório mas não tem aqui no Brasil a merecida reputação, fazer o que....

prefiro ainda minhas hqs antigas dos vingadores, batman, liga da justiça, homem aranha e etc...

5:12 AM  
Blogger Giorgio F said...

Desculpe perguntar, mas teve uma continuação para "As aventuras do Zé Pestana ou como eu deixei de implicar com o Neil Gaiman"?

6:56 PM  

Post a Comment

<< Home