Wednesday, May 23, 2007

Eek, O Exemplo


Quem aqui lembra do desenho do Eek?? Ele passava na Globo no meio dos anos 90 (96/97) se não me falhe a memória.

Sem exagero eu arriscaria dizer que este desenho marcou a minha passagem da infância para a adolescência. Ele enterrou de vez uma série de ilusões que eu ainda tinha na vida, especialmente a de que, se você for legal com as pessoas vai receber legalzice em troca; a grande máxima da ideologia do "Sejam legais uns com os outros".

O Eek é o exemplo mais escrachado de como os legais se lascam na vida. Ele é um amor de criatura; sempre muito simpático, pronto pra ajudar, compreensivo, gentil, alto astral e mesmo assim só leva ré. Os meus contemporâneos devem lembrar bem do desenho (ele tem uma piadinhas MUITOOOO bem sacadas), inclusive de como o povo tirava o coitado do Eek porque ele namorava a Anabela, a gatona rosa meio (muito) obesa. Sem falar os donos dele que eram uns cretinos de marca maior (a inesquecível Wendy Elizabeth, seu irmão e a mãe retardada).

Quem acompanhava o desenho tem que concordar comigo: o Eek era MUITO judiado. O mais interessante é que ele sempre se ferrava, era passado pra tras pelas mesmas pessoas e ainda sim não desistia de fazer o certo. Um belissíssimo exemplo de vida; exemplo este que eu sempre tentei seguir (sério mesmo, eu pautei muitos preceitos morais do meu caráter na figura deste gatinho azul), mas tá ficando cada dia mais impossível.

Canalhices e modéstia a parte, nos últimos anos (mais precisamente nos últimos 3) eu venho tentado me aprimorar mais na filosofia Eek de vida, entretanto, quanto mais você é bacana, compreensivo e legal com as pessoas mais elas abusam e tentam te fazer de capacho/escravo/idiota/panaca/joguete/etc.

Hoje em dia ser legal é sinônimo de ser bucha. Outro exemplo clássico é o Ciclope, sim o Sr Summers, vulgo Corno do Wolverine. Mesmo o moço sendo um personagem sem graça e odiável, devemos convir que o coitado só quer ser legal e fazer o certo. E quanto mais ele tenta, mais o povo abusa e subjulga.

Mas a vida é isso ai...apesar dos pesares eu ainda acredito em Eek O Gato. Gostaria que mais pessoas comungassem na Igreja da Legazice e que ela ganhasse força; porque como diria Douglas Adams: "Aquele cara foi morto numa cruz só porque chegou nas pessoas e disse ´Sejam legais uns com os outros`".

Eek, o mundo não está preparado para nós!

2 Comments:

Blogger Unknown said...

Eu nao acho isso nao
Se vc for legal com as pessoas certas vc receberá legalzice de volta

o problema eh que as pessoas certas sao poucas... e eh dificil de reparar quem sao =P

4:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

temos que aprender a amar nossos inimigos e mais importante ainda: odiar nossos amigos...

2:53 PM  

Post a Comment

<< Home